SOFTWARE

Preocupada com a segurança dos dados dos seus clientes e a adequação à Lei de proteção de dados - LGPD, a OMTX estabeleceu parceria com a empresa Israelense VARONIS, fabricante do softaware de mesmo nome destinado a governança e auditoria de dados não estruturados.

Varonis

A Varonis, uma empresa Israelense que iniciou as operações em 2005. É especializada em segurança da informação, atuando no Brasil há mais de 10 anos. Hoje, conta com mais de 6 mil clientes, mais de mil funcionários e atua em mais de 150 países/territórios. A Varonis ajuda empresas a perceberem o valor dos dados produzidos pelos seus funcionários. Assim, aumenta a produtividade, reduz sustentavelmente o risco e diminui os custos nas empresas. Suas soluções automatizam tarefas de gerenciamento, proteção de dados e extraem informações valiosas dos dados gerados pelos funcionários durante seu dia-a-dia.

As soluções Varonis utilizam metadados para que as organizações acessem, gerenciem, migrem e disponham de seus dados não estruturados, de forma inteligente. Baseado em tecnologia patenteada e um mecanismo de análise apurada, as soluções Varonis dão às organizações total visibilidade e controle sobre seus dados, garantindo que apenas os usuários certos possam ter acesso aos dados corretos, em todos os momentos e em todos os dispositivos. Todo o uso é monitorado e qualquer abuso é sinalizado.

ambiente corporativo

As soluções Varonis vêm responder as seguintes perguntas para os dados que estão fora dos bancos:

  • Quais as AÇÕES de um usuário ou pasta?
  • Quem pode ACESSAR os dados?
  • Quem CRIA os dados?
  • Quem DEVERIA acessar os dados?
  • Quem é o DONO de cada arquivo/diretório que a TI administra?
  • Qual o RISCO associado com cada arquivo/diretório?
  • ARQUIVOS

    A Varonis também atende a necessidade de arquivar, excluir ou mover dados facilmente entre plataformas ou domínios sem tempo de inatividade. Ela automatiza a migração e exclusão de dados com base em metadados: permissões, atividade de acesso e conteúdo, ainda permite migrar e otimizar permissões e metadados entre plataformas ou domínios.

    segurança

    Algumas funcionalidades que a Varonis vem agregar à segurança:

  • Mapeamento de todo o ambiente de correio eletrônico de maneira gráfica (quem tem permissão e onde, quem acessa e envia e-mail de caixas de terceiros, calendários e pastas com falhas de segurança, permissões e atividades excessivas)
  • Trilha de auditoria forense das modificações do Active Directory, LDAP, Exchange, Sharepoint e sistemas de arquivos.
  • Análise do comportamento dos usuários, sugestão de remoção de permissões e alertas de comportamentos suspeitos
  • Identificação de quem são os donos das informações e estatísticas de uso.
  • Sabendo quem são os donos de cada pasta, outra ferramenta passa a administração ao próprio dono (que passa a controlar quem pode acessar e quem a utilizará); o que reduz bastante a necessidade do envolvimento do pessoal de TI nas permissões.
  • Escaneamento dos sistemas de arquivos, identificando onde estão os arquivos e quem pode acessar informações como Visa, Master, CPF, de todos os diretórios.
  • Integração com as principais soluções de DLP (Data Loss Prevention) do Mercado.
  • gerenciamento

    A solução oferece o mapeamento de permissões em segundos, não em dias, fornecendo uma visão consistente de permissões em Windows, NAS, UNIX / Linux, Exchange e SharePoint.

    Com o Varonis DatAdvantage é possível automatizar o mapeamento de permissões, auditoria, inteligência, propriedade dos dados, classificação e controle com tecnologia de estrutura de metadados, auxiliando o proprietário dos dados nos processos de autorização, revisão e revogação.

    plataformas

    As soluções Varonis são compatíveis com as plataformas mais relevantes: Servidor de Correio Exchange; Sistemas de arquivos WINDOWS e LINUX; Netapp, EMC e HDS já nativos, bastando habilitar uma função no storage; Sharepoint; Active Directory; LDAP e usuários locais.

    A melhor notícia é que não é necessário habilitar o "pesado" log do Windows.

    Conheça mais sobre a Varonis agendando uma apresentação ou no site VARONIS.com